FANDOM

Fogodasbruxas small

O Protetorado é o mais recente dos Reinos de Ferro, sendo que para alguns nobres mais rígidos não é nem mesmo considerado assim. Ele nasceu de uma cisão religiosa dentro do Reino de Cygnar há apenas um século, na qual seguidores do deus ancestral Menoth começaram a contestar a religião oficial do estado, a Igreja de Morrow. Os seguidores de Menoth eram relativamente poucos, mas sua fé fanática não tinha rival. O grupo, fiel e barulhento, sentiu que a igreja do reino como um todo estava escorregando em direção à corrupção e decadência. Eles arengaram por tempos sobre o preço disso diante do julgamento final, mas o povo não deu muita importância a suas histórias alarmistas, e a história não recebeu a atenção devida das autoridades. No final isto se mostrou um erro grave, e cansados de serem ignorados os seguidores de Menoth decidiram agir.

Os conflitos que se seguiram, no inicio apenas uma campanha de sabotagem da maquina estatal e religiosa, acabaram por eclodir em uma intensa guerra civil no sul de Cygnar, sendo o principal campo de combate justamente a capital do Reino, Caspia. O movimento não foi um sucesso completo, uma vez que os numeros menitas eram imensamente menores aos fiéis a Morrow e ao reino, mas as hostilidades entre as organizações se tornaram impossíveis de serem ignoradas. Quando a poeira baixou e os dois lados se dispuseram a negociar os seguidores de Menoth controlavam uma considerável parcela da ala leste da capital. Após semanas de difíceis negociações foi decidido que Cygnar manteria o controle de seus territórios a leste, mas ali os menitas teriam liberdade de erguer seu estado religioso. O arranjo permanece no papel até hoje, mas na prática o Protetorado de Menoth é um reino separado, governado por uma teocracia severa. Qualquer cidadão ou visitante que quebre qualquer uma das rígidas regras ditadas por Menoth é punido com brutalidade exemplar, e culto ao deus permeiam cada aspecto da vida no lugar. O líder mortal do Protetorado de Menoth é o Alto investigador e Punho de Menoth, sua Eminência o Hierarca Garric Voyle.